Ao ler o texto sobre as novas competências profissionais para ensinar, pensei em como organizamos nosso tempo de forma a continuarmos aprendendo.
O profissional que deseja realizar sua profissão com competência, não falando aqui apenas da profissão de educador, precisará em primeiro plano saber organizar o tempo para continuar sempre aprendendo.
Ter um conhecimento científico não basta para ser um bom educador. Dentro das quatro paredes de uma sala de aula deparamos com inúmeras situações que precisamos saber como lidar ou como contornar sem causar danos ao Patrimônio Pública, ao aluno, à nossa imagem, ... enfim, temos que nos preparar para situações adversas, mais do que saber o conteúdo. Mas quando temos segurança e passamos esta segurança para o aluno, tendemos a ter menos problemas de indisciplina.
Penso que o mais difícil em ser docente é avaliar e aí entra a avaliação à distância que é o que estamos trabalhando dentro do Projeto Multicurso. Avaliar um aluno presencialmente penso que temos vários recursos, entre eles observarmos seu interesse e comprometimento, seu desenvolvimento, sua interação com os demais colegas. No curso à distância, está observação, penso eu, se torna mais superficial pois não temos um contato direto com o cursista, e não sabemos ao certo como ele está interagindo ou se está apenas "fazendo de conta" que participa. No presencial percebemos quando o aluno está "enrolando". Será que temos esta percepção no curso não presencial?
Para adquirirmos esta competência, ou seja, avaliarmos no curso on line, requer um estudo mais profundo de casos, "conceber e administrar situações problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos", mas neste sentido, precisamos "adquirir uma visão mais ampla dos objetivos do ensino".
Não podemos trabalhar sozinhos, esta troca de experiências e esta ajuda conseguida através do diálogo com o colega à distância proporciona uma caminhada menos difícil e um aprendizado mais significativo.
O novo sempre assusta mas "acolher a formação dos colegas e participar dela" nos ajuda a não desanimar pois percebemos que todos têm dificuldades e que todos podemos superá-las tendo apoio dos outros e humilddade para aprendermos com os demais, buscando sempre ajuda.
Oi Márcia,
ResponderExcluirconcordo que é necessário sabermos organizar o nosso tempo e esse está sendo um grande desafio para mim. Estou conseguindo fazer isso melhor depois que reorganizei minha agenda por prioridades, segundo a realidade de trabalho local, já pensando nos momentos da minha formação.
Também penso que a avaliação à distância exige bastante atenção por parte do tutor e que o diálogo com o cursista pode aproximar esses atores envolvidos no processo de formação. Isso facilita a avaliação, que certamente será mais positiva, pois nessa interação o cursista também pode esclarecer dúvidas e chegar à construção do seu conhecimento.
Um abraço,
Franciely
Olá, Márcia!
ResponderExcluirQuero enfocar esta frase: "Avaliarmos no curso on line, requer um estudo mais profundo de casos". Avaliar não é fácil no presencial imagine online! Apesar de tantas ferramentas utilizadas na avaliação online, ainda precisamos nos atentar aos resultados apresentados. De que forma poderíamos intervir quando não temos como retorno resultados satisfatórios nos cursos online? De que forma poderíamos fazer o reestudo para que os alunos atinjam os objetivos esperados?
Um abraço,
Marcelo
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ResponderExcluirOlá Márcia!
ResponderExcluirOs recursos e sites multimídias estão fazendo uma séria concorrência aos "professores". Se não nos esforçarmos para aprender a utilizar,como ferramenta, não teremos como enriquecer e melhorar a educação.
Abraço
Idalina