TURMA 11 – CURSO ONLINE 5
TUTORA ONLINE: Márcia Franco – SRE Cariacica
SÍNTESE DO FÓRUM: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Este fórum foi iniciado partindo da
análise do vídeo: A História do Número 1 produzido pela BBC e
apresentado por Terry Jones. Também foi direcionada por três questões básicas para reflexões e debates
pelos integrantes das turmas do Curso online:
1. Quais necessidades deram origem à
constituição dos conjuntos dos números inteiros, racionais e reais?
2. Como se formaram tais conjuntos?
3. Você tem feito uso da história da
matemática para discutir conteúdos envolvendo os conjuntos numéricos? Caso
positivo, responda: como você tem feito isso?
Percebemos que
foi unânime a ideia de que a História da Matemática pode e deve ser usada com o
objetivo de apresentar aos alunos a formação dos números, para que eles
percebam que tudo tem um porquê e que os números não foram criados de um dia
para o outro. Mostrar que os números surgiram em uma construção humana que
durou séculos e mais séculos e que esta História continua sendo escrita por
todos nós, seres humanos ativos, fazendo parte desta construção que é contínua,
já que, enquanto existir a humanidade, a História estará sendo desenvolvida.
Destacamos a
participação de alguns cursistas que reforçam esta ideia:
É
importante utilizar a história da Matemática na abordagem de conteúdos
como os conjuntos numéricos para que assim, os alunos percebam que os números
surgiram através da necessidade do ser humano ao longo da sua história.
A
grande responsável pelo desenvolvimento da Matemática no decorrer dos séculos
foi a curiosidade do homem em aprofundar os estudos na busca por solucionar
problemas cotidianos. A história relata que as antigas civilizações criavam com
características próprias seus sistemas numéricos, no intuito de atender suas
necessidades. É importante abordar a história da matemática na introdução
envolvendo conjuntos numéricos, pois dessa forma os alunos percebem que mesmo
antes do surgimento dos números, os povos se utilizavam de símbolos como
ferramentas auxiliares em processos envolvendo contagem.
O
desenvolvimento da Matemática sempre esteve associado à curiosidade e a
necessidade do homem em desenvolver de forma eficaz e favorável as atividades
do dia-a-dia no decorrer da história até os tempos atuais. A busca de soluções
favoráveis às questões cotidianas permitiu ao homem codificar procedimentos,
criar símbolos e principalmente observar e desvendar os fenômenos naturais,
tendo estes como principal campo de estudos.
Nessa perspectiva, acredito na importância de o professor
abordar a história da matemática ao introduzir, por exemplo, conjuntos
numéricos. Pois, dessa forma os alunos percebem que mesmo antes do surgimento
dos números, os povos se utilizavam de símbolos como ferramentas auxiliares em
processos envolvendo contagem.
Ao apresentar a história dos números aos meus alunos os faço
voltarem ao tempo, aplicando uma atividade de montagem de um sistema de
numeração próprio, e levando eles a acreditarem que são povos primitivos sem
energia, sem comida, conto passo a passo a história dos números levando meus
alunos ao túnel do tempo da matemática.
Nesta discussão, riquíssima, alguns
professores admitiram usar poucas vezes a História da Matemática e reconheceram
a necessidade de fazer uma mudança em suas práticas, pois perceberam que levar
os alunos a entenderem a origem dos números e a necessidade deles para o
desenvolvimento da humanidade pode acarretar um maior interesse dos alunos por
esta Ciência.
Márcia Franco
Tutora Especialista Multicurso Matemática
SRE Cariacica
Nenhum comentário:
Postar um comentário