Sou professora de Matemática, amo minha profissão.

Arquivo do blog

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Autoavaliação

AUTOAVALIAÇÃO
CURSO PFT
PROJETO MULTICURSO MATEMÁTICA 2011/2013

   O Multicurso faz parte da minha vida desde 2008, amo este projeto e abri espaço em minhas aulas para colocá-lo em prática, por isso sei que é bom e que alcança o objetivo da educação Matemática que é aplicar metodologias diferenciadas para fazer com que o aluno perca o medo e passe a apreciar mais esta Ciência, que para mim é tão prazerosa.
   Para fazer esta autoavaliação recorri aos relatórios enviados ao Leandro durante todo o curso. Li minhas “autoavaliações” que têm em todo relatório e percebi a evolução ocorrida.
  A organização e a preocupação em atender prazos sempre fizeram parte da minha trajetória profissional, mas no início tive problemas para cumprir todas as minhas atividades em dia. Acompanhei a “agenda de trabalho” pensada no início do PFT e percebi que precisava fazer mudanças, pois os cursistas tinham muitas dúvidas com relação ao NING e ao MOODLE e muitos não tinham acessado ainda a rede devido às senhas que precisaram ser recuperadas, por diversos motivos. Então cada caso era um caso diferente e o Fale Conosco não nos dava retorno. Isto tudo demandava muito tempo e eu não estava conseguindo ficar em dia com minhas atividades de Tutoria, de cursista do PFT e da Mediação.
   Fiz algumas adaptações na “agenda”: passei a ler os email’s todos os dias pela manhã, responder fóruns dentro do Moodle, entrar na página do curso on line, do curso específico e do curso integrado, comentar os fóruns e tirar dúvidas.
  No início, o Roteiro estava sendo estudado individualmente e chegamos à conclusão de que uma reunião quinzenal para estudo do Roteiro em conjunto, com todos os tutores, de forma a tirar dúvidas, seria muito mais proveitoso. Isto facilitou muito meu trabalho e correção das atividades dos grupos e também das visitas que fazia com muito mais segurança com relação ao Roteiro, já prevendo dúvidas que poderiam surgir.
  O preparo para os Encontros de Interação foi um aprendizado muito útil, pois organizar um evento para 156 professores não é fácil, ver todos os detalhes sem deixar falhas e iniciar no horário, para mim é primordial para alcançarmos os objetivos. Aprendi a fazer o “check list” com “Zezinho”, nosso supervisor Pedagógico de forma que na hora do encontro sabia o que cada pessoa estava encarregada de fazer. Recebi ajuda de todos do Setor Pedagógico para os Encontros de Interação.
  Durante todo o curso fui aperfeiçoando minha escrita de forma a não ofender ou ser mal interpretada pelos cursistas e pelos colegas do curso PFT e de Mediação. Na dúvida pedia ajuda aos colegas pedagogos e pedagogas do setor, que têm maior facilidade no quesito comunicação escrita. Busquei ajuda, também, nos colegas tutores para entender as questões do PFT, para conseguir realizar minhas atividades no podcast, no Jing, para abrir Wiki. Busquei ajuda no NTE, onde sempre encontrei apoio das técnicas e dos técnicos.
  Aprendi muito com a Ana Maria, que é muito organizada, muito paciente e facilitou muito meu trabalho. Fizemos um trabalho em conjunto, sempre ajudando e buscando apoio uma na outra.
  Ontem, dia 05/12/2012, no chat, percebi que aprender requer esforço pessoal e humildade para pedir ajuda. Todos os tutores foram unânimes em afirmar que aprendemos uns com os outros, superamos obstáculos juntos, um aprendizado em equipe, e isto é muito gratificante.
  Foi um período enriquecedor para meu crescimento como educadora e agradeço a todos que em algum momento contribuíram para este amadurecimento intelectual e digital.
  Concluo minha autoavaliação com um pensamento que recebi de uma Editora e enviei para todos meus cursistas:

“Ensinar de verdade é ensinar com amor. É só quando você ama o que faz é que consegue enxergar a beleza de cada conquista em sala de aula e a alegria nos olhos de cada aluno que, com a sua ajuda, passa a entender um pouco melhor como o mundo funciona. É o reconhecimento desses detalhes essenciais que separa os professores dos verdadeiros educadores”

Obrigada!

Márcia Franco
Tutora Especialista Multicurso Matemática
SRE Cariacica

5 comentários:

  1. Oi Márcia,
    O que você escreveu aqui já é mais uma abordagem que me acrescentou muito. Gostei de ler sobre a sua rotina e organização. Realmente compartilhar nossas experiências é muito importante pois desta forma não nos sentimos isolados e aprendemos com a experiência do outro.
    Parabéns !!!
    Wânia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Márcia!
    Parabéns pelas colocações!

    Muitas das dificuldades e superações colocadas por vocês são parecidas com as minhas.

    Abraço
    Idalina

    ResponderExcluir
  3. Olá Márcia!
    Aprendemos muito nesta nova fase de nossas vidas. Como colocado por você, aprender requer esforço pessoal e humildade para pedir ajuda. É bom saber que podíamos e podemos contar com os colegas nos momentos de sufoco, na realização de nossas atividades. O companheirismo e solidariedade são algumas virtudes que nós seres humanos não podemos deixar escondidas.
    Um abraço,
    Marcelo

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Márcia
    Tudo o que escreveste é a mais pura realidade.
    Também sofri no início como você. E estou aprendendo também a cada dia a criar uma rotina, a responder a dúvida e principalmente me manter informada e antenada,para melhor atender ao nosso professor.E por conseguência nosso aluno.
    Abraços e parabéns por se manter aberta a aprendizagem e ao sucessos
    Silvia Cristina

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcia, boa noite!

    Admiro muito sua busca em estar sempre buscando se superar. Sou teu fã e fico muito feliz em poder trocar experiências com você.

    Parabéns por tudo o que tem feito e obrigado!

    Abração,
    Leandro

    ResponderExcluir