A avaliação tem que ter como objetivo principal colher informações que direcione as ações do professor/educador. Ela deve ocorrer diariamente, com observações durante as aulas em que o aluno participa, dá sua opnião, discute o assunto, chega à conclusões, constrói e socializa o conhecimento.
Para que ela ocorra positivamente, se faz necessário termos turmas pequenas, em que o professor/educador acompanhe, individualmente o progresso do aluno.
As avaliações escritas, apesar de criticadas por muitos, também são necessárias, já que o aluno será avaliado em diversos momentos da vida por este tipo de avaliação e precisamos ensiná-los a expor seus pensamentos de forma coerente e clara, de maneira que outros entendam, mas não pode ser o único instrumento avaliativo, apesar de fazer parte do processo de observação da aprendizagem.
Avaliações objetivas direcionam respostas e pode ajudar o aluno a lembrar aquilo que estudou sem necessidade de decorar, mas também exige muita interpretação.
Penso que o professor necessita saber diversas formas de avaliar, não se restringindo à um único instrumento para não ocorrer uma avaliação incoerente com a aprendizagem e desenvolvimento do aluno.
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